Comunicações, Conferências e Seminários sobre História - em Portugal


Almada
    1999, Novembro,16: conferência no Rotary Club Almada - Portugal sobre o tema O quotidiano na época de Vasco de Gama.

Braga
    2001, Outubro, 5, participou no 6. Deutsch-portugiesisches Arbeitsgespräch, Universidade do Minho, Instituto de Letras e Ciências Humanas, Centro de Estudos Humanísticos, com a comunicação "Der anonyme Bericht von der Entdeckung Brasiliens und die Welt der Deutschen im 16. Jh"
    2003, Janeiro, 29: Apresentação do livro Livro de Marco Túlio Cícero chamado Catão Maior ou da Velhice, dedicado a Tito Pompónio Ático / Cícero; tradução de Damião de Góis; apresentação e atualização de João José Alves Dias, integrado no Congresso Internacional Damião de Góis na Europa do Renascimento, 29 a 31 de Janeiro de 2003.

Cascais
    1987, Abril, participou nas Jornadas de História de Cascais organizadas pela Câmara Municipal de Cascais, com a comunicação Cascais e o seu termo na primeira metade do século XVI - Aspectos Demográficos.
    1998, Julho, participou nos V Cursos Internacionais de Verão de Cascais organizadas pela Câmara Municipal de Cascais, com a comunicação: Portugal e a Europa nos finais da Idade Média.

Castelo Branco
    2011, Novembro, 12, participou nas XXIII Jornadas de Estudo "Medicina na Beira Interior - da pré-história ao séc. XXI" organizadas pela Câmara Municipal de Castelo Branco, na Biblioteca Municipal, com a comunicação «Novas obras de Amato Lusitano».
    2012, Novembro, 9, participou nas XXIV Jornadas de Estudo "Medicina na Beira Interior - da pré-história ao séc. XXI" organizadas pela Câmara Municipal de Castelo Branco, na Biblioteca Municipal, com a comunicação «Letras para um Percurso de Amato Lusitano».
    2016, Novembro, 11, participou nas XXVIII Jornadas de Estudo "Medicina na Beira Interior - da pré-história ao séc. XXI" organizadas pela Câmara Municipal de Castelo Branco, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, com a comunicação «Um livro de medicina, do século XVII, esquecido e a autoridade de Amato Lusitano: Celebres Medicae Disquisitiones».

Coimbra
    1985, Março, participou no Colóquio - A Mulher na Sociedade Portuguesa. Visão Histórica e perspectivas actuais (Faculdade de Letras), com a comunicação Os fogos femininos nos municípios do século XVI.
    1988, Janeiro, 19, apresentação, no Museu da Ciência, da exposição José Anastácio da Cunha (1744-1787) Matemático e Poeta de que foi um dos comissários.
    1991, Outubro, participação no II Diálogo Luso Alemão realizado no Palácio de São Marcos de 13 a 17 de Outubro, com a comunicação Teatro de língua alemã representado em Portugal nos finais do século XIX (O Exemplo do Teatro de D. Maria II, em Lisboa).
    2000, Abril, 3 - Problemas de intolerância religiosa : os alemães na Inquisição portuguesa dos séculos XVI e XVII, conferência na Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, a convite do Centro Interuniversitário de Estudos Germanísticos e do Instituto de História e Teoria das Idéias, no âmbito do ciclo Portugal - Alemanha : Memórias e Imaginários. Da Idade Média à Atualidade.
    2016, Outubro, 27 - A assinatura autógrafa do Rei de Portugal nos séculos XIV a XVI , conferência na Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, integrada em Portugal Medieval, Congresso de Homenagem Professora Doutora Maria Helena da Cruz Coelho.
    2019, Outubro, 3: Interveniente na sessão de apresentação do livro A Arte das Mãos: Cirurgia e Cirurgiões em Portugal durante os séculos XII a XIV, de Cristina Moisão (Lisboa, Centro de Estudos Históricos, 2019), na Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (Sala Miguel Torga).
Évora
    2001, Novembro, 21 - participou no Colóquio Évora, o Foral Manuelino e o Devir Quinhentista com a comunicação "A primeira edição das Ordenações Manuelinas (1512-1513)".
    2012, Outubro, 17 - "Cardeal D. Henrique e a sua obra impressa"; conferência inaugural da Exposição «Cardeal D. Henrique (1512-1580) : Obra impressa.
    2014, Janeiro, 31 - "Garcia de Orta, Colóquios dos Simples (1563), Seminário no "Ciclo de Seminários internacional para mestrado e doutoramento": Uma Ecologia antes da Ecologia : o respeito pelo espírito do lugar : Ecologia de Aquém e de Além-Mar. Universidade de Évora : Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA). [Universidade de Évora 7 Colégio do Espírito Santo].
    2016, Setembro, 28 - Cancioneiro Geral as voltas que a obra deu.., Conferência evocativa dos 500 anos da obra de Garcia de Rezende, integrada no Ciclo «9as Conferências do Cenáculo» realizado na Biblioteca Pública de Évora.
    2017, Novembro, 02 - participou no II Seminário Permanente de Humanidades Digitais Cartografia Histórica na Era Digital com a comunicação "Experiências na produção de cartografia histórica nas décadas de 1980 e 1990" que teve lugar na Universidade de Évora - Colégio do Espírito Santo.
    2019, maio, 24 - participou nos Novos Colóquios dos Simples: releituras com a comunicação "Dialogando com os Colóquios: Em torno do livro de Garcia de Orta, Goa, 1563" que teve lugar na Universidade de Évora - Colégio Verney.

Faro
    2017, Julho, 14, - participou no Colóquio PENTATEUCO: Comemoração dos 530 ANOS DE LIVRO IMPRESSO EM PORTUGAL com a comunicação "As histórias que cada letra pode contar. Dois alfabetos "historiados" ou "falantes” na tipografia portuguesa do século XVI" que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Faro.

Guimarães
    1996, Outubro, participou no 2º Congresso Histórico de Guimarães: D. Afonso Henriques e a sua época com a comunicação "Um Romancero Historiado de D. Afonso Henriques".
    2001, Outubro, 24 - participou no 3º Congresso Histórico de Guimarães: D. Manuel e a sua época com a comunicação "Em torno da população torriense de 1497", em colaboração com Ana Maria Rodrigues.
    2001, Outubro, 25 - participou no 3º Congresso Histórico de Guimarães: D. Manuel e a sua época com a comunicação "A obra de autores portugueses impressa no estrangeiro durante o século XVI".
    2001, Outubro, 25 - participou no 3º Congresso Histórico de Guimarães: D. Manuel e a sua época com a apresentação da publicação Cortes Portuguesas : Reinado de D. Manuel I : 1502 .

Horta (Faial, Açores)
    1993, Maio, participou no Colóquio O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XIX (Casa da Cultura da Horta), com a comunicação O Amor da Pátria é o único astro que nos guia. A Maçonaria do Faial em 1892.
    1993, Maio, participou no Colóquio O Faial e a Periferia Açoriana nos séculos XV a XIX (Casa da Cultura da Horta), com a comunicação "Em torno de O Grémio Literário".
Leiria
    1983, Outubro, participou nas Jornadas sobre Portugal Medieval Leiria/1983 (Câmara Municipal de Leiria), com a comunicação Itinerário de D. Afonso II (1211-1223).
    2004, Novembro, 26, participou no Congresso Internacional : As cortes e o parlamento em Portugal : 750 anos das cortes de Leiria de 1254 (Câmara Municipal de Leiria / Assembleia da República), com a comunicação A edição diplomática das cortes portuguesas.

Lisboa
    1982, Dezembro, participou no Colóquio Internacional - 1982: 2º Centenário da Morte do Marquês de Pombal (Fundação Antero de Quental - Fundação Calouste Gulbenkian), com a comunicação, em colaboração, Pombal na Tradição Maçónica Portuguesa.
    1983, Fevereiro-Março, participou no VIII Encontro Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (Universidade Nova de Lisboa); apresentou, em colaboração com A. H. de Oliveira Marques e Iria Gonçalves a comunicação "Critérios de transcrição paleográfica" publicada na introdução da obra Album de Paleografia.
    1985, Junho, participou nas Jornadas de História Medieval: 1383-1385 e a Crise Geral dos Séculos XIV/XV (História e Crítica - Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa), com a comunicação Lisboa Medieval na iconografia do século XVI.
    1986, Outubro, participou nas 1ª Jornadas de História Moderna organizadas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com a comunicação A comarca de Castelo Branco em 1527-1540. Aspectos Administrativos e Demográficos.
    1987, Fevereiro, participou no 1º Congresso Luso-Brasileiro sobre Inquisição organizado pela Sociedade Portuguesa de Estudos do Século XVIII, com a comunicação Para uma abordagem do sexo proibido em Portugal no século XVI.
    1989, Fevereiro, participou nas Conferências sobre História Moderna (Gabinete de Estudos e Divulgação Histórica, F.C.S.H. da U.N.L.), com a comunicação Uma vista da cidade do Porto nos começos do século XVI?
    1992, Fevereiro, 25, participou no Seminário: Imagens Europeias de Portugal (Departamento de Estudos Anglo-Portugueses, F.C.S.H. da U.N.L.), com a comunicação "A viagem de Jerónimo Münzer a Portugal".
    1993, Abril, participação no Encontro Internacional O Quotidiano na História Portuguesa (promovido pela F.C.S:H. da U.N.L., de 22 a 24 de Abril), com a comunicação "O quotidiano diferente como base das denúncias à Inquisição".
    1994, Abril, 20, conferência na Sociedade de Geografia - Secção de História com o título O Amor da Pátria é o único astro que nos guia. A Maçonaria do Faial em 1892.
    1995, Março, participou no I Colóquio Temático - O Município de Lisboa e a Dinâmica Urbana (séculos XVI-XIX) (Lisboa, Padrão dos Descobrimentos), com a comunicação "Terreiro do Paço-Praça do Comércio - Uma praça de Lisboa; Aspectos do Quotidiano no Século XVII".
    1995, Outubro, participou no IV Encontro Luso-Alemão (Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Fundação Calouste Gulbenkian), com a comunicação A primeira impressão das Ordenações Manuelinas por Valentim Fernandes.
    1995, Outubro, 2 - apresentação pública da Exposição No Quinto Centenário da Vita Christi, inaugurada na Biblioteca Nacional (Lisboa).
    1996, Outubro, apresentação pública da Exposição A tipografia Craesbeeckiana, integrada na 4ª Feira do Livro Antigo (Lisboa, Central Tejo - Museu da Eletricidade).
    1996, Outubro, conferência na 4ª Feira do Livro Antigo: "Craesbeeck - Uma dinastia de impressores".
    1996, Novembro, participou no Encontro sobre as Transformações na Sociedade Portuguesa: 1480-1570 (Fundação das Casas de Fronteira e Alorna), com a comunicação "A Nobre Arte de Ympresam - Uma Nova Arte de Nobilitar".
    1998, Novembro, 12, participou no Ciclo de Conferências A Maçonaria em Portugal (Biblioteca Museu República e Resistência), com a comunicação "Maçonaria e República".
    1999, Junho, 18, participou no Colóquio Quinhentos Anos de Tipografia e Livraria em Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas com a conferência Em torno do impressor Geraldo da Vinha
    1999, Julho, 1, participou no III Colóquio Temático - O Município de Lisboa e Utopia (Lisboa, Forum Municipal), com a comunicação "A Utopia na Reconstrução do Terreiro do Paço", em colaboração com Manuela Rêgo.
    2000, Novembro, "Publicação de Fontes : um programa de desenvolvimento da historiografia nacional", Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.
    2000, Dezembro, 4, apresentação da exposição O vísivel do invísivel , Museu Maçónico Português.
    2003, Março, 28, participou na série de Conferências A Obra da República (Biblioteca Museu República e Resistência), com a comunicação Os símbolos da República.
    2003, Maio, 29, participou no Encontro-Debate sobre "Os Painéis de S. Vicente de Fora" (Museu Nacional de Arte Antiga, auditório), com a comunicação Como se representavam os números.
    2004, Abril, 28, participou no ciclo de Conferências Quotidianos no Portugal Quinhentista organizado pelo núcleo interdisciplinar de estudos do património (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa), com a comunicação Em torno do corpo : Hábitos do quotidiano no reinado de D. Manuel I .
    2005, Março, 17, participou no ciclo de Conferências HISTIUS-II (Faculdade de Direito - Universidade de Lisboa), com a comunicação A Primeira Compilação das Ordenações Manuelinas (1512-13 e 1514).
    2006, Junho, 1: conferência, na Livraria Bulhosa, na sessão de apresentação da obra O valor do livro antigo em Portugal, de João Figueiredo Pereira e José Ferreira Vicente (Lisboa, Suporgest, ld.ª, 2006), com o título "Em torno de impressões quinhentistas".
    2007, Abril, 18: apresentação de Gnosticismo, Humanidade e Salvação, de Francisco Teixeira (Lisboa, Apenas Livros Editora, 2007) no Grémio Lusitano, com António Reis.
    2009, Outubro, 5: apresentação de Maçonaria e a Implantação da República, (Lisboa, Fundação Mário Soares, Grémio Lusitano, 2009) na Fundação Mário Soares, com a conferência Um olhar aos novos documentos sobre a participação.
    2010, Janeiro, 19: "Uma leitura num Livro de Horas", na Biblioteca Nacional de Portugal, integrada na apresentação da obra Rezar em Português (Lisboa, BNP, 2009).
    2010, Maio, 17: participou no ciclo de Conferências Os 500 anos da morte de Botticeili (F.C.S.H. - U.N.L.), organizado pelo Instituto de História de Arte e pelo Centro de História da Cultura, com a comunicação "Uma viagem por um livro de Horas: O primeiro livro de Horas impresso em língua portuguesa (Paris, 1501)".
    2010, Julho, 9: Lição de Encerramento I Curso História da Maçonaria: A Maçonaria entre a história e o mito, com "Faz sentido a Maçonaria hoje", na Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, organizado pelo Centro de História.
    2010, Outubro, 12: "Herculano Maçon", no Grémio Lusitano, integrada nas Comemorações do Bicentenário do Nascimento de Alexandre Herculano da Associação Portuguesa de Escritores: "Herculano 200 Anos Depois".
    2011, Janeiro, 20: "O livro científico de portugueses, fora de Portugal: o caso do século XVI", na Biblioteca Nacional de Portugal, integrada no Workshop Internacional / International Workshop - Bibliotecas e Livro Científico (séculos XV-XVIII). Objectos, espaços ideias / Libraries and the Scientific Book (XV-XVIII Centuries). Objects, spaces and ideas.
    2011, Maio, 10: "Marcas tipográficas O livro científico de portugueses, fora de Portugal: o caso do século XVI", na Fundação Calouste Gulbenkian, integrada no Colóquio Iconografia do Livro Impresso (marcas tipográficas e filigranas do papel), organizado pelo Centro de História da Cultura da U.N.L.
    2011, Junho, 1: participou no II Curso História da Maçonaria: A Maçonaria e a política, com "Base Maçónicas do modelo constitucional liberal português (1822)", organizado pelo Centro de História.
    2011, Setembro, 13: "A internacionalização da obra de Amato Lusitano ", na Biblioteca Nacional de Portugal, integrada no Colóquio O lugar de Amato na República Médico-Literária, organização: BNP, Grupo Filosofia e Medicinada / Centro de História da Cultura e Centro de Estudos Históricos.
    2011, Setembro, 13: "Do índex às Ennarrationes: em torno de Dioscórides", em colaboração com Inês de Ornellas e Castro (Depart. de Estudos Portugueses e Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da na Biblioteca Nacional de Portugal, integrada no Colóquio O lugar de Amato na República Médico-Literária, organização: BNP, Grupo Filosofia e Medicinada / Centro de História da Cultura e Centro de Estudos Históricos.
    2012, Março, 21: "Fragmentos de uma versão desconhecidas das Ordenações Manuelinas ", na Biblioteca Nacional de Portugal, integrada no Ordenações Manuelinas: 500 Anos depois, organização: BNP, Instituto de História do Direito e do Pensamento e Centro de Estudos Históricos.
    2012, Outubro, 26: participou na apresentação do Livro Timor : A presença Portuguesa (1769-1945), de Fernando Augusto Figueiredo. No Museu do Oriente com D. Carlos Ximenes Belo.
    2013, Outubro, 25: "Em torno dos Colóquios de Garcia d'Orta", na Biblioteca Nacional de Portugal, integrada no O Jardim de Orta: Botânica, Medicina e Cultura nos Colóquios de Garcia de Orta.
    2013, Outubro, 25: "O Mundo da Botânica antes de 1753", na Biblioteca Nacional de Portugal, como apresentação da exposição Antes de Linéu.
    2013, Novembro, 14: apresentação da parte da Exposição Livros de Horas : O imaginário da devoção privada, que comissariou, na Biblioteca Nacional de Portugal, com "Livros de Horas : diálogo entre o manuscrito e o impresso" (em colaboração com Delmira Espada Custódio).
    2014, Fevereiro, 14: Os livros de Horas: Manuscritos e Impressos na colecção da Biblioteca Nacional de Portugal, visita guiada e comentada à Exposição Livros de Horas : O imaginário da devoção privada, patente na Biblioteca Nacional de Lisboa (em colaboração com Delmira Espada Custódio).

    2014, Maio, 9: participou no Colóquio Internacional Augustus appellatus sum (FCSH / NOVA), com a comunicação: "A Era Hispânica".
    2015, Março, 12: participou no Workshop Internacional «Nós e eles. Imagens da Europa em Portugal nos séculos XV e XVI» (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - UNL) com a comunicação Viajar na biblioteca - imaginar uma Europa a partir de um livro no século XV.
    2015, Novembro, 23. Academia das Ciências de Lisboa, conferência de Encerramento do Congresso Internacional «Light and its applications» com a palestra Let there be Light! : The symbolism of light.
    2015, Novembro, 27. No âmbito da Semana C&T 2015 : Ciência Viva (Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica) participou no CHAM na Semana da Ciência E Tecnologia com uma apresentação subordinada ao tema Aldo Manuzio o homem que ajudou a transformar a tipografia em arte e uma visita guiada à Mostra «Aldo Manuzio: o Inventor do Itálico» patente na Biblioteca Nacional de Portugal.
    2015, Dezembro, 3. apresentação subordinada ao tema Aldo Manuzio editor e artista acompanhada de uma visita guiada e comentada à Mostra «Aldo Manuzio: o Inventor do Itálico» patente na Biblioteca Nacional de Portugal.
    2016, Fevereiro, 17, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, conferência com o título «um outro olhar sobre o Livro das fortalezas de Duarte de Armas» integrado na sessão de apresentação pública da nova edição da obra Livro das fortalezas de Duarte de Armas.
    2021, outubro, 14, na sede Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, conferência com o título «O estado da arte na defesa do país: as fortalezas de Duarte de Armas, » integrado no Curso "Duarte de Armas - o Livro das Fortalezas: encomenda régia, arte militar e representação".
    2022, junho, 27, na Biblioteca de Alcântara - Bibliotecas Municipais de Lisboa, conferência com o título «Os Lusiadas, intervenção cívica e política ue também pode ser documentada no passado» integrada no «Ciclo de conferências Cidadãs/ãos e Cidadania».
    2022, julho, 14, na Biblioteca Nacional de Portugal, conferência com o título «Paleotipografia: a prática de leitura e de interpretação nos primórdios da escrita impressa» integrado no Encontro Seminário Permanente do «Leitura e formas de escrita» CHAM - Centro de Humanidades.

Loulé
    1984, Novembro, participou nas I Jornadas de História Medieval do Algarve e Andaluzia (Câmara Municipal de Loulé), com a comunicação "Estratificação Económico-Demográfica do concelho de Loulé em 1505".
    1987, Novembro, participou nas III Jornadas de História Medieval do Algarve e Andaluzia (Câmara Municipal de Loulé), com a comunicação "Agravos do Algarve as cortes de Lisboa de 1498".

    2004, Setembro, 24, participou nas Conferências do Arquivo - 2004 : Ciclo Comemorativo do Foral Manuelino de Loulé (1504-2004) (Arquivo Histórico Municipal de Loulé / Câmara Municipal de Loulé), com a conferência "Em torno do corpo : aspectos do quotidiano de quinhentos".

Montijo
    2014, Setembro, 15, realizou - na Galeria Municipal, integrada na Sessão Solene da Câmara Municipal do Montijo evocativa dos 500 anos do foral de Aldeia Galega do Ribatejo - uma conferência com título: Uma História Diferente: O foral de Aldeia Galega do Ribatejo, 1514.

Palmela
    1989, Março, participou no I Encontro sobre Ordens Militares (Câmara Municipal de Palmela), com a comunicação "As comendas de Almourol e Cardiga das Ordens do Templo e de Cristo na Idade Média".

Ponta Delgada
    1997, Q.B. problemas da quantificação nos finais da Idade Média, aula-seminário promovida pelo Departamento de História da Universidade dos Açores.
Porto
    1988, Setembro, participou no Congresso Internacional Bartolomeu Dias e a sua época (Universidade do Porto), com a comunicação "Uma vista da cidade do Porto nos começos do século XVI".
    1989, Outubro, participou no Congresso O Porto na época Contemporânea (Ateneu Comercial do Porto), com a comunicação "As Lojas Maçónicas do Porto, 1881-1910", em colaboração com A. H. de Oliveira Marques.

    2001, Janeiro, 12, "As duas versões das Ordenações Manuelinas (1512-13/1514 e 1521)" integrada no Ciclo de Conferências : Os Poderes: abordagens plurais (Portugal, séculos XII-XVI): "Olhares Quinhentistas", organização do Instituto de Documentação Histórica - Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

    2013, Outubro, 30, "Os Três sistemas das Ordenações Manuelinas (1512-13/1514, c.1518 e 1521)", na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a convite da Associação de Estudantes.
Santo Tirso
    1985, Fevereiro, participou nas Jornadas sobre o Município na península Ibérica, sécs. XII a XIX (Câmara Municipal de Santo Tirso), com a comunicação "A Comunicação entre o poder central e o poder local - A difusão de uma lei no século XVI".

Sassoeiros (Carcavelos, Cascais)
    2006, Maio, 4: Conferência, na sessão de apresentação e lançamento da obra O valor do livro antigo em Portugal, de João Figueiredo Pereira e José Ferreira Vicente (Lisboa, Suporgest, ld.ª, 2006), com o título "livro iguais, livros diferentes".
Seixal
    2019, Setembro, 28: Conferência, no ciclo «Tipografando com...» integrada nas Jornadas Europeias do Património 2019 com o tema: "O convívio dos livros manuscritos e impressos no século XV e XVI: as interinfluências", organizado por Ecomuseu Municipal do Seixal - Espaço Memória - Tipografia Popular do Seixal.
Sintra
    2008, Março, 27: Comunicação no II Curso de Sintra / Idade Moderna, organizado pela Câmara Municipal de Sintra, com o título "Haverá Rasgões no Espaço: Onde começa a modernidade em Portugal?".
    2010, Fevereiro, 27: Comunicação no VII Encontro de Educação de Sintra / Ler é uma Viagem..., organizado pela Associação de Professores de Sintra, com o título "Histórias na História do Livro".
Tavira
    2004, Março, 25, participou nas Jornadas / Mesa redonda D. Manuel I e o seu tempo - perspectivas de estudo (Câmara Municipal de Tavira), evocativas do 5.º Centenário do Foral Manuelino de Tavira, com a comunicação "Olhares diferentes sobre o reinado de D. Manuel I".
Tomar
    2010, Março, 14, participou nas Jornadas A Heranças dos Séculos (Câmara Municipal de Tomar), evocativas dos 850 anos do início da construção do Castelo Templário de Tomar, com a conferência "A Ordem de Cristo e Tomar" (Tomar, Biblioteca Municipal).
Vimioso
    2009, Maio, 2, participou nas II Jornadas de História Local Judaísmo - Marranismo : Duas faces duma identidade organizadas pela Câmara Municipal de Vimioso, com a comunicação "Um olhar sobre o auto da fé: espaços e representações".
Vila do Conde
    2014, Março, 31, Conferência no Centro de Estudos Anterianos na inauguração da Exposição Raúl Rêgo, Jornalista da Liberdade, integrada nas comemorações do 40.º aniversário do 25 de Abril, na Casa Antero de Quental.
Viseu
    2009, Setembro, 18, participou nas Congresso Internacional D. Afonso Henriques 900 anos depois organizadas pela Câmara Municipal de Viseu, com a comunicação "O sinal 'Portugal' na documentação do século XII. Uma possível interpretação".